Aceitei o desafio de escrever sobre atividade física e esporte na infância com o intuito de alertar quanto aos resultados negativos de hábitos de vida de crianças e adolescentes no Brasil, para que repensemos o que estamos fazendo a nossos pequenos.
Nossas crianças e adolescentes ficam em frente à televisão, computador ou ao celular a maior parte do tempo e, aliado a isso, possuem uma dieta rica em guloseimas, o que pode gerar não só obesidade, mas também hipertensão, diabetes, problemas de coordenação motora, flexibilidade, sem contar a apatia social. Isto é muito sério!
Felizmente muitos pais – e se você está lendo este artigo provavelmente é um deles – querem que seus filhos tenham uma vida saudável
Outros, ainda sonham que se tornem atletas no futuro. Nosso dever, como professores de Educação Física capacitados e que amamos o que fazemos e acreditamos no poder do esporte, é orientar quanto a melhor maneira para que isso seja possível. Plantar a semente!
Primeiro devemos respeitar o gosto e habilidades da criança. Você já perguntou a seu filho ou filha a modalidade que gostaria de praticar? As opções são infinitas, observe, converse, leve a aulas experimentais, explique…e se precisar sinta-se a vontade para pedir nossa ajuda.
A prática de atividades esportivas disponibiliza para a criança muitas oportunidades de relações e aprendizagem social.
A criança irá interagir com outras crianças e também com adultos e é fundamental para a conquista de hábitos saudáveis, físicos, morais e sociais.
A iniciação ao esporte deve ser realizada por um profissional da área, que poderá observar e atender as particularidades de cada criança, formando assim uma sólida base para que a mesma continue no caminho do esporte. Como aconteceu comigo.
Pude comprovar por meio de testes coordenativos a evolução de crianças em escolas que atuei, dando aulas de Educação Física para 8 turmas com crianças na faixa etária de 3 a 6 anos.
Esses testes foram de: equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico, rolamento com bola, bola ao arco e corrida. Foram feitos em Maio de 2011 e refeitos em Novembro de 2011, e tivemos uma melhora muito significativa em vários aspectos, como coordenação, agilidade, velocidade, socialização, entre outros, comprovando que o esporte sempre será a melhor escolha!
Sou exemplo de como a base do esporte na infância impacta positivamente nossa caminhada.
0